Filme Cultura

Criada em 1966, a Filme Cultura tem um importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e um rico material iconográfico.

Edições Anteriores

"Como Fênix – a ave mitológica que, queimada, renasce das cinzas – Filme Cultura já teve vários ciclos de vida. Desaparecida, por vicissitudes comuns às iniciativas que vicejam no campo estatal, por várias vezes renasceu, renovada, para cumprir a função que o singelo título sugere, em forma de binômio indissolúvel."

Gustavo Dahl, 2010. In: Revista Filme Cultura nº 50.

+ saiba mais sobre a revista filme cultura

A Filme Cultura é um periódico sobre cinema brasileiro criado em 1966 e que circulou com regularidade até 1988, tendo sido editado pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), pelo Instituto Nacional de Cinema (INC), e pela Embrafilme. Entre 2007 e 2010, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), sob a gestão de Gustavo Dahl, retoma a publicação, mas, em 2014, as edições são novamente interrompidas, sendo retomadas em 2017 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv-MinC). A partir de então, a Comissão Editorial é formada por representantes da SAv, e de suas duas coordenações: Cinemateca Brasileira e CTAv.


Desde sua criação, a revista assume um importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e um rico material iconográfico. Entre os articulistas que colaboraram com a revista estavam Antonio Moniz Vianna, Sérgio Augusto, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, Inácio Araújo, João Luiz Vieira, Orlando Senna, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira. Seus editores foram Flávio Tambellini, Ely Azeredo, José Carlos Monteiro, David Neves, José Haroldo Pereira, Leandro Tocantins, José Carlos Avellar, João Carlos Rodrigues, Cláudio Bojunga e Paulo Roberto Ferreira.


A disponibilização de todas as edições da Filme Cultura no Banco de Conteúdos é resultado de um articulação entre a Cinemateca, a Secretaria do Audiovisual e o CTAv. Graças a esse trabalho conjunto foi possível integrar os registros catalográficos realizados pela Cinemateca aos arquivos digitais produzidos pelo CTAv em 2010. Desta forma, o pesquisador pode ter acesso às edições completas, e também aos 1.432 artigos catalogados separadamente, por meio de diferentes indexadores.


Com o intuito de alcançar o maior número de interessados, os pesquisadores podem também acessar a revista no repositório online, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - http://revista.cultura.gov.br/.