VENEZA AMERICANA

Sinopse/Enredo

O desenvolvimento que alcançou a cidade do Recife no segundo aniversário da administração de Sergio Lorêto, governador do Estado. Aspectos do porto de Recife que esteve até abril de 1922 sob a responsabilidade da Societé de Construction du Port de Pernambuco, passando então à dependência direta do Estado. Detalhes dos armazéns, alguns ainda em construção, e do cais, capacitado para receber navios como o Ayuruoca, do Lloyd Brasileiro, e o transatlântico Gelria, do Lloyd real Hollandez. A convite do sr. Julio von Sohsten, agente da empresa holandesa, o governador e comitiva, da qual faz parte o administrador das Docas, cel. Francisco Thaumaturgo Faria, visitam o navio, sendo recebidos pelo seu comandante, sr. Kolkman. O trabalho nas pedreiras de Comportas, de onde são extraídas as pedras para os trabalhos do porto e transportadas através de ferrovia com extensão de 21km até Recife. Os guindastes Bardeur e Titan em atividade. O quebra-mar, o entrocamento de proteção dos istmos de Olinda e a ponte giratória. Em 20 de outubro de 1924, no segundo aniversário do governo, são inaugurados os armazéns 9 e 10. Discursam o governador e o dr. Mario Castilhos do Espirito Santo, engenheiro-civil, diretor das obras complementares do Porto. O armazenamento de mercadorias trazidas pelos navios da Companhia Nacional de Navegação Costeira, como o Itapuca, e do Lloyd Brasileiro, como o Alegrete. Os auxiliares na administração das Docas, José Alves Villela e Astor Nina de Carvalho. O movimento de carroças e automóveis no porto. Também no dia 20 de outubro é inaugurada a estrada para autos na avenida Beira Mar, ainda em construção, a avenida Ligação e o serviço de bondes até a Ilha do Pina. O governador e comitiva, ao lado do dr. Arthur Smith, superintendente da Pernambuco Tramways, e do dr. Carlos Machado, diretor da Tramways e da Great Western tomam um dos novos bondes para a linha de Boa Viagem na avenida Alfredo Lisbôa. A ponte metálica que liga o continente à Ilha do Pina, onde as autoridades e convidados seguem em automóveis até Boa Viagem, onde é servido um "lunch" a todos os presentes. O organizador do serviço de transportes e da festa, dr. Liberato Gomide, secretaria a Administração das Obras do Porto. Aspectos da Avenida de Ligação, Entrocamento e Beira-Mar e da praia de Boa Viagem. Enquanto não fica pronta a linha até Boa Viagem, os bondes fazem serviço nas linhas urbanas. O quartel da polícia em construção no Derby. O cel. João Nunes comandante das forças estaduais. O Corpo de Bombeiros em exercício, com carro, carroça e escada retrátil. Pernambuco e sua Exposição em 1924: recinto enfeitado no Derby, parque de diversões com os brinquedos roda-gigante (Big Eli Wheel), carrossel, túnel do amor, etc. Espécimes de gado bovino de propriedade do cel. Alberto Lundgreen e uma égua do sr. João Chagas. O desfile dos animais premiados é assistido pelo governador e pelo arcebispo d. Miguel Valverde. Sorteio dos prêmios da Exposição, em 15 de novembro, pagos pelo tesoureiro, cel. Alfredo Ozório. No dia 15 de janeiro de 1925, chega à cidade a bordo do Andes o vice-presidente da República, dr. Estacio Coimbra, e o conde Ernesto Pereira Carneiro.